DIFICULDADES NA VIAGEM DOS IMIGRANTES EM 1.823/1.824 PARA O BRASIL ...

E a viagem começou, foi uma viagem tranquila? foi dificil? foi uma aventura ..

embarque de veleiros transatlantico trazendo imigrantes alemães para terras brasileiras foi efetuado pelo navio Argus, tambem chamado por alguns de Argo. Seus capitães foram B. Ehlers e Peter Zink. O comandante do transporte era Konrad (ou Conrad) Meyer. Partiu em 27.7.1823 do porto de Amsterdan na Holanda e chegou no Rio de Janeiro no dia 7.1.1824. Trazia 284 imigrantes, sendo 150 soldados e 134 colonos alem de 24 canhões.

A viagem foi uma verdadeira Aventura.

A Viagem:
s migrantes partiram rumo a Frankfurt porto de Hamburgo em 07 de Maio de 1823 até den Helder perto de Amsterdam, na Holanda, mas tendo o navio perdido o mastro numa tempestade, tiveram de retornar ao porto de origem, o mastro foi substituido, mas houve um atraso de 28 dias, foram gastos mais 12 dias para que conseguissem entrar no canal, onde de novo, outra tempestade os obrigou a entrar no porto de Couse, na Inglaterra, permanecendo ali 11 dias e receberam novos suprimentos.
Partiram novamente em 10 de setembro, levaram 2 meses até a ilha de Tenerife, a maior das ilhas Canarias.

ntre Tenerife e Rio de Janeiro faleceram 14 pessoas. Friedrich Sauerbronn, pastor e responsavel pela ordem, escreve em carta para seus familiares que:
"um dia antes da chegada a Santa Cruz, capital da ilha de Tenerife, fomos abordados por um navio pirata africano, cujo navio tinha a bordo 100 homens e 36 canhões. A meio tiro de espingarda os homens carregaram os seus excelentes fuzis e junto a cada canhão estava um homem pronto para abrir fogo. O pirata, com voz horrivel, mandou retirar as nossas velas. Ele veio a bordo, acompanhado de apenas um unico pirata vestido com uniforme pitoresco. E quando viu nossos rostos assustados e se convenceu de que o nosso navio era um pobre navio de lavradores, mudou seu tom e ofereceu frutas como uvas, figos, laranjas, maçãs, também vinho e cachaça. Passado o susto seguimos viagem, alegres".

m Santa Cruz tomaram conhecimento de que o pirata, no dia anterior, capturara um navio mercante em frente aos muros da cidade.
O resto da viagem não teve mais tempestade, mas sempre ventos contrários.

Desembarque no Rio de Janeiro:
Chegaram ao Rio de Janeiro em 13 de janeiro de 1824, oito meses depois da partida. Segundo a carta de Sauerbronn: "os lavradores foram alojados numa vasta area pertencente ao imperador chamada Armao, em Niteroi.

Destino - Nova Friburgo:
"No dia 25 de abril foram transportados, por conta do imperador, para Nova Friburgo, distante 40 horas do Rio de Janeiro.
A localidade Nova Friburgo possui predios pertencentes ao imperador, prédios de um andar, com telhados muitos bons e quatro quartos cada um. O piso não como na Alemanha, de tábuas, mas de palhinha, o que existe muito por aqui, ou de terra batida como na Alemanha se faz nos celeiros.
Cada familia ganhou uma casa e um franco e meio potac por cabeça/dia durante um ano e meio, o que era suficiente.
Neste periodo cada familia esta obrigada a cultivar uma parte das terras era para construir uma casa. Isto é possivel num espaço de tres meses e para que novos lavradores encontrem moradia. Nova Friburgo, portanto, a colonizar-se, de onde os lavradores europeus são distribuidos para outras terras."


O relatorio de Konrad von Meyer, passageiro, cita que os passageiros "estavam destinados, de inicio, a reunirem-se Colonia ja existente na Almada, Bahia, mas o Sr Schaeffer, encarregado de trazer imigrantes para o Brasil, achou mais conveniente de os encaminhar para os seus estabelecimentos: as Colonias de Frankental e Leopoldina, perto de Viçosa ou Caravelas"

O personagem mais notavel em Nova Friburgo foi o Pastor Sauerbronn. Ainda na viagem no Argus, perdeu sua esposa Carlota. Apos desembarcaram no Rio de Janeiro (Armação), oficiara 3 enterros de colonos, e por ironia do destino, o primeiro assentamento que fez nos registros da Comunidade Luterana da Vila de Nova Friburgo foi a 14 de maio de 1824, óbito e enterro de seu proprio filho, nascido bordo, perto de Tenerife. O primeiro casamento evangelico realizado pelo Pastor alemão ocorreu em 30 de maio de 1824, entre Charles Sinner e Clara Heger, ele protestante e ela catolica, ela ja era casada anteriormente com David Luiz Heche (ainda vivo). O Pastor sofreu muitas pressões e difamações no exercicio de seu oficio.

Pensamento ...
"Se nós não sabemos para onde vamos, devemos pelo menos tentar entender de onde viemos para adivinhar em que situação estamos." (Jules Romains)
Copyright © 2009 - www.schuindt.com.br - EES